Translate

sábado, 18 de agosto de 2018

PROJETO - "JORNAL DA HISTÓRIA"




PROJETO 

 “ JORNAL  DA  HISTÓRIA ”


 
 
Imagens do Programa  "MAIS  VOCÊ" - TV GLOBO

 


  
O QUE
Atividade intelectual e prática, demonstrando múltiplas aprendizagens.

OBJETIVO
Pesquisa e conhecimento mais minucioso de um determinado período histórico.

QUEM
Professor Jarbas e alunos de suas turmas de 3ºs anos do Ensino Médio.
 
ONDE
Sala de aula, biblioteca e residências dos alunos.
 
QUANDO
Segundo semestre do ano letivo de 2003.
 
COMO
1.     Divisão da classe em grupos, que elegem seus coordenadores de atividades.
2.     Distribuição temática para os grupos.
 
3.     Orientações :
 
a)     Pesquisa didática;
b)    Coleta de ilustrações em livros, jornais, revistas, Internet ...
c)     Redação e legendas  (com verbo no presente histórico).
d)    Correção da redação com professor(a) de Língua Portuguesa.
e)     Diagramação do jornal : é a distribuição das reportagens e ilustrações nas folhas do jornal, sem deixar espaços vazios.
f)      Editorial (na 2ª página)  : é a opinião crítica do grupo sobre a temática, usando de argumentação e convencimento.
g)     Manchete :  é o assunto mais importante a ser destacado.
h)    As reportagens devem conter local, data, e ano do acontecimento, antecedida por subtítulo.
i)       Propaganda de produtos da época : opcional.
j)       Seguir seqüência cronológica na paginação.
k)      Tamanho do jornal :  padronizado.
l)       Demonstrar ao professor, para aprovação e prováveis correções, o rascunho dos artigos a serem publicados, antes de imprimí-los.
m)  Observar data final do prazo de entrega do jornal.
 
4.     É função dos coordenadores das atividades dos grupos:
 
a)  Apresentar relatório semanal sobre as datas e locais de reuniões, discorrendo sobre o que foi solicitado a cada integrante e se a tarefa  foi totalmente cumprida ou não.
     b)  Ao final das atividades, pedir que cada integrante do grupo se auto-avalie. Cada elemento deverá também atribuir nota aos demais colegas.
     c)  Entregar ao professor as avaliações e auto-avaliações.

RECURSOS MATERIAIS
Sulfitão  /  computador com impressora ou máquina de datilografia  /  folhas de papel sulfite  /  cola branca  /  lápis  /  esferográfica  /  xerox  /  ampliações .


AVALIAÇÃO
Competências:
·        Identificação de fatos de um dado período historiológico;
·        Seleção de informações e interpretação de fontes historiográficas;
·        Relacionamento de tempo e periodização;
·        Situar as produções artísticas, filosóficas, tecnológicas e políticas do contexto abordado.
 
Habilidades:
 
·        Saber argumentar e posicionar-se;
·        Produzir textos sobre o passado com verbalização no tempo ‘presente’;
·        Executar a diagramação de um jornal.
Qualidades:
·        Convivência em grupo, solidarizando-se e auxiliando;
·        Administração de responsabilidades;
·        Aprimoramento das virtudes das relações interpessoais;
·        Emitir opinião, saber ouvir, questionar e acatar outras decisões.

Integração:
·        Cultivo do respeito, ética e moral;
·        Aprimoramento dos sensos de honestidade, justiça, imparcialidade  e responsabilidade.
 
 
Imagens do Programa  "MAIS  VOCÊ" - TV GLOBO

 

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário