ENSINAR É UM DESAFIO
Transcrevo aqui
trechos de uma entrevista com
KATHERINE MERSETH
diretora do Programa de Formação de Professores
da Universidade Harward.
Prestigiada educadora, veio à São Paulo,
à convite do INSTITUTO PENÍNSULA,
para debater a valorização do professor.
Sua fórmula de sucesso é atrair jovens recém-formados, das engenharias às ciências biológicas para aprenderem a ensinar crianças de escolas públicas, onde vão trabalhar depois.
"Para atrairmos os melhores, precisamos de mais meritocracia e menos corporativismo".
"Bem treinados, esse contingente vindo de áreas tão variadas pode elevar o nível nas escolas, promovendo um salto de qualidade desde as primeiras séries."
"Meu esforço é levar à docência pessoas aptas a tornar a sala de aula um lugar menos maçante e mais eficiente."
"Qualquer país deve dispor de suas melhores cabeças para formar gerações capazes de refletir, produzir e inovar".
"... é uma atividade de alto valor para a sociedade".
"... ensinar em uma escola pode ser decisivo para lapidar capacidades hoje tão exigidas no mundo do trabalho, como liderança, resiliência e colaboração."
"Quem é bom de verdade quer ter uma profissão em que esforço, resultado e talento sejam reconhecidos e recompensados em grau máximo".
"Ao longo de décadas os sindicatos têm brigado para que todos permaneçam num mesmo patamar, regidos pela lógica da isonomia salarial..."
"O ensino não se restringe mais única e exclusivamente a uma sala de aula, mas ocorre em um ecossistema maior, amplificado pelo universo on-line e pelo computador."
"Ao professor cabe monitorar e guiar a criança para que ela se mantenha focada em seu objetivo e extraia o melhor da máquina; deve ser o mentor e também uma espécie de tradutor do retorno que o aluno recebe do computador.
Ele é como o maestro de uma orquestra."
"NO MEIO DA EDUCAÇÃO HÁ UMA CLARA RESISTÊNCIA A MUDANÇAS.
Os professores ensinam da mesma forma que aprenderam.
Se os educadores prestassem mais atenção ao que a ciência informa sobre como o cérebro retém conhecimento, poderiam fazer uma escola mais sincronizada com os estudantes."
"Os neurocientistas já sabem que a atenção de um aluno não resiste a mais do que 10 minutos durante uma aula expositiva tradicional, à base de lousa e giz."
"Escolas são como empresas mal geridas :
uns defendem a idéia de que o propósito número 1 da escola é promover conteúdo. Outros acham que deve funcionar como um motor para o avanço social e econômico dos indivíduos. Outros acreditam que seja um espaço de socialização e exercício da cidadania.
A falta de uma visão minimamente comum entre governos, diretores, professores e famílias é um entrave para o sistema educacional".
"Em qual negócio estamos ?
Quem são nossos cientes ?
E o que afinal consideram valioso ?" (Peter Drucker)
"É PRECISO DESENVOLVER A CRIATIVIDADE NECESSÁRIA PARA INOVAR"
"As crianças precisam saber resolver problemas e não como memorizar fórmulas".
"Os professores ainda demonstram estar aferrados a um tempo em que o estudante ficava passivo e calado diante de uma lousa."
Mônica Weinberg
"A Escola que Funciona"
Revista Veja, edição 2469 -ano 49 - nº 11
16 de março de 2016, págs 11,14 e 15.
Citações
"A educação produz as grandes diferenças entre os homens". (John Locke)
"O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se torna mais sólida a cada novo acréscimo". (Jean Piaget)
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa)
"Só pode ser pedagogo aquele que se encontra capacitado para penetrar na alma infantil". (Freud)
"O coletivo dos professores e o coletivo das crianças são o mesmo coletivo pedagógico". (A.Makarenko)
"Sempre que o pedagogo deixa de fazer política, escondido numa pseudo mentalidade da educação, está fazendo, com sua omissão,a política da dominação". (Moacir Gadotti)
"O educador precisa reeducar-se e transformar-se, para deixar de vez suas tarefas e as funções da educação sob a ótica das elites econômicas, culturais e políticas das classes dominantes". (Florestan Fernandes)
"Não há nada melhor que despertar o prazer e o amor pelo estudo ; caso contrário, só se formam bons carregadores de livros". (M.Montaigne)
"É construindo que nos nornamos mestres de obras". (Aristóteles)
"O que é fundamental é que o professor, pelo seu discurso, pela sua palavra (que é a sua alma), acolha, dê resposta ou tente responder aos problemas que a sociedade lhe coloca". (Moacir Gadotti)
"Por meio da ideologia, os homens legitimam as condições sociais de exploração e de dominação, fazendo que pareçam verdadeiras e justas". (Marilena Chauí)
"Um país se faz com homens e livros". (Monteiro Lobato)
"O importante não é o que fazer do homem, mas o que ele faz do que fizeram dele". (Sartre)
"O homem ignorante é como um jumento pesadamente carregado". (papiro egípcio)
"Mais vale acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão". (Confúcio)
"O ignorante afirma, o sensato duvida, o sábio reflete". (Aristóteles)
"Se tiveres que ditar a conduta aos outros, faz com que a tua própria conduta seja irrepreensível". (Ptah-Hetep)
"O homem que lê, medita. A alma que pensa, se eleva". (pensamento chinês)
"Educai as crianças e não será preciso punir os homens". (Pitágoras)
"Ajuda-te e Deus te ajudará". (pensamento francês)
"Reconhecer o que se sabe e reconhecer o que não se sabe, é característica daquele que sabe". (Confúcio)
"A diferença entre o homem culto e o erudito é a mesma entre um livro aberto e um índice de assuntos". (Thomas Say)
"A tarefa do homem é sempre aperfeiçoar-se, educar-se, completar-se e superar-se a si mesmo". (Narciso Irala)
Nenhum comentário:
Postar um comentário